Os idiotas

Na tentativa de fazer um porta documentos novo para mim fiz uma pesquisa exaustiva pelos inúmeros blogs de crafts que encontramos pela blogosfera em busca de algumas dicas que me ajudassem a superar alguns problemas de confecção. A ideia está cá, só não sei como lá chegar. A perícia não é muita e infelizmente ainda não tive oportunidade de aprender alguns dos "truques" que certamente muito facilitariam a minha vida no que toca às manualidades.
Ainda assim, serve o presente post para uma outra constatação: nos inúmeros blogs portugueses por onde passei não encontrei um único que se dispusesse a explicar qualquer técnica que fosse, antes pelo contrário, encontrei alguns que acusam terceiros de lhes copiar ideias, ideias essas que afirmam de forma tão veemente serem suas que até fica a sensação de estarmos perante deuses da criatividade que de um dia para o outro sacaram um coelho da cartola sem nunca terem visto este truque em qualquer outro lugar. O que até pode ter o seu quê de verdade, mas as fontes de inspiração são tantas que será difícil imaginar que não existam pelo menos duas pessoas no mundo a retirar inspiração da mesma flor, a utilizar a mesma técnica ensinada por alguém. Por outro lado, não é necessário realizar uma pesquisa muito exaustiva para encontrar-mos blogs de outros países onde as pessoas, apesar de venderem os produtos que confeccionam, disponibilizam, tão gentilmente, os métodos que utilizam. O blog da Elaine, que tantas vezes tenho elogiado é um óptimo exemplo disso mesmo. Outro exemplo é o desta artesã, com trabalhos maravilhosos que se encontram disponíveis para venda, e que por estar tão segura da qualidade do seu trabalho não tem medo de mostrar a sua receita.
Durante esta pesquisa encontrei ainda uns bonecos de pano de uma artesã (creio que) inglesa em tudo semelhantes aos de uma artesã portuguesa cujo trabalho admiro imenso. Cada um com o seu cunho pessoal, é um facto, mas semelhantes na sua forma e desenho, tanto que os reconheci de imediato. Curiosamente não me passou pela cabeça, em momento algum, que qualquer um dos trabalhos se tratasse de uma cópia do outro, o que pensei foi: "que giro, já vi estes bonecos feitos por alguém deste país plantado à beira mar, provavelmente utilizaram os mesmos livros e os mesmos moldes... curiosos os efeitos da globalização...".
Será aborrecido sem duvida ver uma réplica exacta do nosso trabalho, ainda mais se quem o fez tiver a ousadia de reclamar a descoberta da "pólvora"; será de tirar do sério se encontrar-mos por aí uma fotografia do nosso trabalho apropriada por alguém com poucos escrúpulos que o diz ter confeccionado; no entanto, e quanto a mim, será bem diferente e curioso ver que somos fonte de inspiração para outras pessoas.
Assim, temos por um lado aqueles que sem medo ensinam os outros a fazer aquilo que sabem e que disponibilizam nos seus blogs os tutoriais das suas peças, e temos pelo outro aqueles a quem chamaria de idiotas, pessoas cheias de ideias e provavelmente com um ego do tamanho de um boi, a quem jamais passou pela cabeça que a ideia que estão a ter alguém também já a teve noutro sitio qualquer.
Cá pela minha terra, em miúdos, costumávamos dizer: "Sim oh!!! descobriste a pólvora, queres ver?!?"

6 comentários:

miquinhas e cia disse...

Olha, gostei do teu "boi". E quanto à idiotice tens razão, até já circula pela net a "medalha da idiotice". Portanto vê lá, acabaste de copiar uma ideia! Ou seria o contrário??? Huummm....
Tens toda a razão naquilo que escreveste e eu subscrevo.

CoisasdeGatos disse...

LOL!!! Miquinhas pensei que estavas a gozar comigo, mas não é que mesmo por aí a "medalha da idiotice"?? LOL, só vem provar o que o meu post diz... não fazia a menor ideia desta pérola de reconhecimento, lol, lol... (já me doí a barriga de tanto rir ;))

CoisasdeGatos disse...

Acabei de confirmar, a "medalha da idiotice" foi criada a 11 de Julho e o meu post é de 16 do mesmo mês... porra, sou uma usurpadora de ideias!!

miquinhas e cia disse...

Sei lá! No mínimo vais ser processada por seres uma idiota em "segunda-mão". ah ah ah ah

CoisasdeGatos disse...

mas será que a medalha está patenteada??? ah pois!!! ;)

Mariana disse...

Concordo plenamente com o que disseste! Infelizmente, a geral mentalidade portuguesa ainda é muito mesquinha em relação a este assunto.