Sexismo ou pura idiotice???

Anda por aí um certo anuncio publicitário que me tem vindo a tirar do sério. Pode-se ouvir qualquer coisa do género: "O sorriso de 9 em cada 10 mulheres brilha com calgonit quantum" (ou lá como é que se escreve). Acredito piamente que o mais desatento dos consumidores, apesar de a marca ser sobejamente conhecida por todos nós, pensará estar perante um anúncio a um dentífrico. Mas não reside aqui a maior das minhas indignações, poderia tratar-se apenas de um mau anúncio, mas não, trata-se também de um anúncio estupidamente sexista, não é o sorriso de 9 em cada 10 portugueses, de 9 em cada 10 utilizadores de máquinas de lavar louça, ou de outra qualquer coisa, o que brilha com calgonit é o sorriso de 9 em cada 10 MULHERES. Não creio que tenha sido intencional por parte da equipa que elaborou esta tristeza, é muito mais provável que se trate apenas de uma reprodução de costumes presentes na sociedade portuguesa, que a pouco e pouco vão mudando, mas diga-se, muito lentamente. Ainda assim parece-me idiota e pela parte que me toca algo posso garantir: vou mudar de marca de detergente.

6 comentários:

miquinhas e cia disse...

Apoio e subscrevo a tua indignação. Eu também ouvi aquilo e sinceramente achei a maior idiotice. Ainda por cima, se não estivermos com atenção dá a sensação de que se trata de um dentifrico.
Cá pra mim o mentor daquela ideia foi homem. E não deve fazer "puto" lá em casa.
Beijinhos e whiskas para o Sr. Boo

Anônimo disse...

Tenho praticamente a certeza absoluta que não é por acaso que dizem "9 em 10 MULHERES".
Empresas com esta dimensão não fazem cenas ao acaso e a custarem milhares de euros ao segundo (tb fazem de certeza, mas não por norma, suponho eu). Também gastam uns bons milhares em estudos de mercado, e se nesses estudos, à pergunta: quem compra o detergente para a máquina de lavar louça lá em casa? 90% responder que é a mulher eles estão-se a cagar para sexismos ou idiotices, eles querem vender, certo?
Não são as grande empresas que mudam as mentalidades para melhor, só se lhes convier. :/
Não se comprar a dita marca por não se concordar com a comunicação da mesma... acho bem, mas é só o q podemos fazer...

Nem tudo são gatinhos bonitos... o mundo é cão.


-rT-

psicoticalvin disse...

Vais mudar de detergente ou Vão (tu e o J.) mudar de detergente?
Tás a ver... tá inculcado no inconsciente amiga... Freud explica!
No fundo, és apenas uma machista reprimida...

CoisasdeGatos disse...

Em resposta aos meus amigos:

Não sou ingénua ao ponto de acreditar que as mentalidades são formadas pelo que as grandes empresas nos transmitem diariamente, trata-se apenas de um reforço de mentalidades que já existem e que importa mudar. Senão pensemos na atitude do cinema, sobretudo Norte Americano, face ao tabaco... mas esta é uma discussão que deixo para um post posterior, na sequela do "o tabaco mata".

Por ultimo, esta questão da alteração de detergente não teve direito a discussão cá em casa, é um facto. Quanto muito serei uma ditadora reprimida, nisso acredito mais
;)

psicoticalvin disse...

Ainda a propósito da tua resposta: o que eu quis dizer é q te assumes claramente como a pessoa que lava a loiça! Portanto, ainda q por coincidência, tu dás razão ao anúncio, proclamando-te como aquela que escolhe o detergente... era mais nesse sentido a piada (era irónico...)

CoisasdeGatos disse...

ih, ih... a "lava" da loiça é repartida cá em casa, quando posso lavo eu, quando o J. pode lava ele, às vezes tratamos do assunto em conjunto, a minha ditadura recai sobre a escolha da marca de detergente, uma vez que também sou a mais permeável aos anúncios televisivos... ih, ih, ficas-te brava :)